Política

Caixa dois da Andrade Gutierrez era abastecido por obras em SP e na região Sul, afirma delator.

Caixa dois da Andrade Gutierrez era abastecido por obras em SP e no Sul, afirma delator

a

a
Jornal GGN – Em delação premiada, o ex-diretor da Andrade Gutierrez, Dario Rodrigues Leite Neto, disse que notas fiscais falsas de obras em São Paulo e na região Sul abasteciam o suposto esquema de pagamento de propinas e caixa dois da empresa.
a
Mais três funcionários da empreiteira passaram a colaborar com as investigações após o acordo de delação da Odebrecht, que apontou para fatos que não haviam sido levantados pela andrade Gutierrez em seus acordos de delação e de leniência.
 a
De acordo com a Folha de S. Paulo, os delatores da Andrade afirmaram que trabalhavam em uma tesouraria interna que tinha como função realizar os pagamentos das propinas.
a
Segundo o ex-diretor, ele indicava o valor das notas falsas em nome de empresas ligadas a Adir Assad para Marcelo Seabra de Mello, outro funcionário da empresa. Mello também fez acordo de delação e Assad é um doleiro que está preso desde agosto do ano passado.
a
Depois, operadores ligados a Adir iam até a Andrade Gutierrez para devolver os valores em dinheiro vivo. Leite Neto também disse que os percentuais das propinas variava de acordo com a rentabilidade da obra, afirmando, também, que foi orientado pela diretoria financeira da empresa.
a
Em seu relato, o ex-diretor da empreiteira aponta que o dinheiro desviado de obras de São Paulo e do Sul do país abasteceria a propina paga em outros Estados, como o Rio de Janeiro.
a
A primeira denúncia contra o ex-governador fluminense Sérgio Cabral, preso desde novembro, foi fomentada pelas delações da Andrade Gutierrez.
a
A existência do caixa dois da companhia era conhecida desde agosto do ano passado, em investigações sobre propinas na Eletrobras, mas não se sabia o tamanho da contabilidade paralela.
a
Em novembro de 2015, a Andrade Gutierrez um acordo de leniência com a Procuradoria-Geral da República (PGR), no qual deve pagar uma multa de R$ 1 bilhão. Agora, com as novas revelações, não se sabe se este valor será ampliado.

Leave a Reply

Theme by Anders Norén