Política

Quando Lula será preso? É pergunta recorrente. Não perguntam qual o delito, nem mesmo se é ou não culpado. Nada sobre fatos, acusações e processos. Por Nelson Jobim.

Quando Lula será preso?, por Nelson Jobim

 

via Balaio do Kotscho

Quando Lula será preso?

por Nelson Jobim

É pergunta recorrente.  Ouvi em palestras, festas, bares, encontros casuais, etc. Alguns complementam: “Foste Ministro de Lula e da Dilma, tens que saber…”

Não perguntam qual conduta de Lula seria delituosa. Nem mesmo perguntam sobre ser, ou não, culpado. Eles têm como certo a ocorrência do delito, sem descreve-lo.

Pergunto do que se está falando. A resposta é genérica: é a Lava-Jato. Pergunto sobre quais são os fatos e os processos judiciais. Quais as acusações?

Nada sobre fatos, acusações e processos. Alguns referem-se, por alto, ao Sítio de … (não sabem onde se localiza), ao apartamento do Guarujá, às afirmações do ex-Senador Delcidio Amaral, à Petrobrás, ao PT…

Sobre o ex-Senador dizem que ele teria dito algo… que não lembram. E completam: “está na cara que tem que ser preso”. Dos fatos não descritos e, mesmo, desconhecidos, e da culpa afirmada em abstrato se segue a indignação por Lula não ter sido, ainda, preso!

[Lembro da ironia de J.L. Borges: “Mas não vamos falar sobre fatos. Ninguém se importa com os fatos. Eles são meros pontos de partida para a invenção e o raciocínio”.]

Tal indignação, para alguns, verte-se em espanto e raiva, ao mencionarem pesquisas eleitorais, para 2018, em que Lula aparece em primeiro lugar.

Dizem: “Essa gente é maluca; esse país não dá…”

Qual a origem dessa dispensa de descrição e apuração de fatos? Por que a desnecessidade de uma sentença? Por que a presunção absoluta e certa da culpa? Por que tal certeza?

Especulo.

Uns, de um facciosismo raivoso, intransigente, esterilizador da razão, dizem que a Justiça deve ser feita com antecipação. Sem saber, relacionam e, mesmo, identificam Justiça com Vingança. Querem penas radicais e se deliciam com as midiáticas conduções coercitivas.

Orgulham-se com o histerismo de suas paixões ou ódios. Lutam por “uma verdade” e não “pela verdade”. Alguns, porque olham 2018, esperam por uma condenação rápida, que torne Lula inelegível. Outros, simplesmente são meros espectadores.

Nada é com eles. Entre estes, tem os que não concordam com o atropelo, mas não se manifestam. Parecem sensíveis à uma “patrulha”, que decorre da exaltação das emoções, sabotadora da razão e das garantias constitucionais.

Ora, o delito é um atentado à vida coletiva. Exige repressão. Mas, tanto é usurpação impedir a repressão do delito, como o é o desprezo às garantias individuais.

A tolerância e o diálogo são uma exigência da democracia – asseguram o convívio. Nietzsche está certo: As convicções são inimigas mais perigosas da verdade do que as mentiras.

Comentários

 

Covardes.

Mais que chama o stf de covarde, senão vejamos: “Outros, simplesmente são meros espectadores.

Nada é com eles. Entre estes, tem os que não concordam com o atropelo, mas não se manifestam.

Parecem sensíveis à uma “patrulha”, que decorre da exaltação das emoções, sabotadora da razão e das garantias constitucionais. Ora, o delito é um atentado à vida coletiva.

Exige repressão.

Mas, tanto é usurpação impedir a repressão do delito, como o é o desprezo às garantias individuais. A tolerância e o diálogo são uma exigência da democracia – asseguram o convívio.

Nietzsche está certo: As convicções são inimigas mais perigosas da verdade do que as mentiras.”

Mais claro e contundente, impossível.

Excelente texto do Jobim. Se

Excelente texto do Jobim. Se essa sensatez ganhar partes importantes das lideranças de centro, quem sabe a volta da democracia esteja mais perto do que a princípio se pensava.

É esse o assunto do post do Edu hoje. Supostamente a centro-direita estaria preocupada com o avanço da extrema-direta, transformando o Brasil na terra da barbárie e da porrada. Ele diz que isso começa a ocorrer. Tomara.

Para isso, não existe outra forma, que não enquadrar o arbitrio da lava a jato, botando os moleques em seus devidos lugares. Os moleques adultos da república de Curitiba e os moleques adolescentes do MBL. O texto do sensato e maduro Jobim no fundo quer dizer isso.

http://www.blogdacidadania.com.br/2017/04/extrema-direita-descontrolada-…

Mobilização contra a condenação injusta de Lula

Pela pesquisa que o Instituto Perseu Abramo realizou na periferia paulistana, deu para entender porque João Doria também foi eleito por essa população. Como refrete o personagem Winston de 1984 “não será das massas populares que vira a revolução. Não espero nada delas.” Portanto, no dia em que sair essa condenação de Lula por parte do lunático Sergio Moro, se o que resta de esquerda não se mobilizar, Lula será preso e sua imagem algemada fará a volta ao mundo. Eh isso o que eles sonham.

imagem de Pedro Rinck

Pedro Rinck

  A expressão “quando Lula

A expressão “quando Lula será preso?” foi plantada pelo mídia golpista.

Concordo. A Globo fez o brasileiro odiar inclusive o futebol…

Concordo.  E isso – difundir o ódio contra Lula –  para Globo é batata, facílimo incutir isso na cabeça da população, basta ver que a Globo conseguiu fazer com que o brasileiro sentisse nojo do que mais ama: o futebol.

Estou me referindo a Copa do Mundo.

O gelo só foi quebrado quando a imprensa estrangeira chegou e estabeleceu o que era proibido – o contraditório, o debate, a dúvida – e assim colocou os pingos nos is…não nos esqueçamos de que a imprensa estrangeira jogou a culpa nas suas fontes, ou seja, na imprensa brasileira que a informava erroneamente, pela falsa imagem sobre o pais e o evento..,..e pensar que, contra Lula, o rolo compressor –  que envolve Instituições e interesses de paises e empresas estrangeiras na luta pela dominação –  é bem mais forte do que aquele formado por ocasição da Copa.

Mídia internacional muda o discurso sobre a Copa do Mundo no Brasil. Após prever fracasso, imprensa internacional muda tom sobre Copa do Mundo no Brasil. Na véspera da Copa, meios de comunicação estrangeiros apostavam em um “caos” durante o evento

http://www.pragmatismopolitico.com.br/2014/06/midia-internacional-muda-o-discurso-sobre-copa-mundo-brasil.html

imagem de João de Paiva

João de Paiva

O defensor da virgem deflorada

Prezados,

Nelson Jobim, político escorregadio do meio jurídico (chegou a presidir o STF), já serviu aos governos neoliberais do PSDB e aos governos social-democratas do PT. Naquele escandaloso e farsesco episódio do ‘grampo sem áudio’ protagonizado por Gilmar Mendes, NJ foi o fiel da balança, que impediu que a ‘virgem deflorada’, ou seja a institucionaliade ou o conjunto das instituições, fosse(m) vista(s) pela população pelo que de fato são: reles prostitutas (na pior acepção desse termo).

Lula, o governo dele e o PT pagaram caro por isso; Paulo Lacerda, então diretor da PF e que lutava para combater as facções e máfias enquistas na própria instituição que dirigia, foi queimado e afastado do cargo. Lula e o PT, que fortaleceram, equiparam, aumentaram verba e autonomia da PF e do MP passaram a ser perseguidos pelos concurseiros tucanos que se assenhoraram dessas instituições.

O resultado é esse que vemos atualmente: MP e PF cooptados pelo alto comando internacional, juntamente com setores do PJ e do PIG/PPV derrubaram o governo democrático e colocaram no Executivo Federal as piores quadrilhas oligárquicas, plutocráticas, escravocratas, cleptocratas, privatistas e entreguistas que a política brasileira produziu em 517 anos.

 

Nelsom Jobim ficou calado enquanto era cogitado o nome dele para suceder o ‘MT’, caso esse fosse cassado pelo TSE. Essa declaração de NJ é mais uma prova inconteste de que ‘MT’ não será cassado; ou seja, agora o ex-ministro da justiça, da defesa, ex-presidente do STF se sente mais à vontade para criticar os abusos e crimes cometidos pela Fraude a Jato e a insana caçada que é feita contra o Ex-Presidente Lula.

Mas não nos enganemos: Nelson Jobim sabe muito bem que Lula será condenado e no mínimo tornado inelegível para a eleição presidencial de 2018 – caso essa venha de fato a ocorrer. NJ sabe que Lula pode ser vítima de atentado e que são reais as possibilidades dele sofrer tentativa de assassinato ou ser, de fato, assassinado. No trecho final do artigo NJ uma citação de Nietzsche que vai na jugular dos dallagnóis e moros. Mas para esses psicopatas e criminoso de Estado o alerta do político-jurista pouco ou nada vale.

Sergio Bragatte

Condenação do Lula por Nelson Jobim

O que mais me espanta no artigo do Nelson Jobim é o fato de que ele escuta  em “palestras, festas, bares, encontros casuais, etc.” .. vejam são lugares que ele, Jobim, frequenta .. pois bem, … imagino que sejam frequentados, também, por pessoas letradas, cultas, quiçá por alguns  intelectuais, gente formadora de opinião e, quiçá, ainda, de alto poder aquisitivo …

Estamos vivendo uma guinada para a direita liderada pelas elites .. isso é ruim .. o mundo está ficando à direita ..  elites estas que se enriqueceram, como o Doria, graças aos subsídio Estatal da conveniencia política … e sabem tão bem sobre o assunto, que entendem perfeitamente das engrenagens … por isso têm tanta certeza dos crimes que lula teria praticado … ao menos medem o Lula com a própria régua … ante o não apontamento de fatos …


Senão

Longe de mim contestar o seu comentário, Sergio Bragatte, com cuja ideia concordo plenamente. Mas me incomoda o termo  elite, com o significado que costumamos usar nos dias de hoje. A primeira tradução do termo, vinda da origem etimológica francesa, élite, é “o que há de melhor”.   Podemos, no entanto, constatar que a parcela da sociedade chamada de elite  tem representado,  em maioria, “o que há de pior”.  Ao menos aqui no Brasil.

imagem de Mk

Mk

Olha que interessante. O

Olha que interessante. O texto critica o julgamento sem provas, mas o próprio texto se baseia na opinião de pessoas anônimas quando não há provas de as mesmas tenham realmente dito aquilo. A hipocrisia emana com tal radiação que coloquei óculos escuros para ler essa aberração em forma de texto.


Mas o que uma coisa tem a ver

Mas o que uma coisa tem a ver com a outra? Comparações totalmente inversas.

LULA=moro condenação certa

Não há duvidas sobre a condenação de Lula por Moro. As provas, indícios , testemunhas que não tem não vem ao caso. Sua obstinação, sua principal função é prende-lo e o fara pois todas as garantias individuais de Lula e familia foram violadas e varias vezes. Mas como algumas ratazanas que começam a desembarcar da nau furada do golpe (Renan) e sabem que não ha mais como impedir a volta de Lula, o timing foi perdido e uma possivel condenação em segunda instância que o tornaria inelegivel seria bem mais dificil e que não haveria como ocorrer antes das eleições. Outra coisa é que se preso Lula elege quem quiser e sua prisão só aumentaria o seu prestigio pelo clamor e revolta que sucitaria. E ai teriamos Ciro ou Hadah e as apostas em Ciro tendo Hadah como vice. Mas nas entrevistas, falas de Lula não vejo quaisquer sinais de um mínimo entusiasmo por Ciro. Mas ainda ha muita agua para passar debaixo da ponte ate 2018.

imagem de dja

dja

Atenção para a esquerda não cair mais do que o MT

A chapa do MT está assando no TSE, pré-unidamente, com os finalmentes da publicidade das delações odebrechtianas mais as travagens das reformas das leis que só valem para o povo.

Nesse entrelaçamento de forças político-judicial não existe espaço nem para mendes-meio-acordo, por isso o MT não está segurado por não ter recursos para conter a debandada de seus aliados.

Isso que salta à vista até de um hipocondríaco social, reúne condições reais para a esquerda cair mais do que o MT através do imblóglio do breve presidente parlamentar que a velha mídia cooptará.

Pressa?

E o povo que espere melhorias econômicas a partir das eleições gerais de 2018, até porque tiveram todo tempo do mundo para vilipendiar o cadáver virtual de Dilma no me-passa-que-eu-repasso via whats app.

Classe merda suicida…

Não procuram saber se Lula cometeu algum crime que justifique sua morte civil e politica, e porque não, física – como a imposta a Dona Marisa..,…não perguntam sobre isso porque esta não é uma preocupação transmitida pela Globo o que, por este motivo,  trata-se de  uma questão que não passa pela cabeça das marionetes teleguiadas, meras repetidoras de Globos, Vejas, Folhas, Estadões, Globos News e demais penduricalhos que atuam como porta-vozes de uma  zelite zelote secularmente predatória e anti-Brasil.

No final deste post há links para alguns artigos que poderiam ter o mesmo título: Classe média sucida-se

http://jornalggn.com.br/blog/jose-carlos-lima/infograficos-demonstram-que-os-golpistas-tomaram-de-assalto-um-pais-equilibrado-economicamente

imagem de Eduardo Outro

Eduardo Outro

Sempre vejo críticas (sempre

Sempre vejo críticas (sempre merecidas ?) a Nelson Jobim. Me pergunto também se por detrás deste post não está a intencão de cooptar Lula e o PT numa possível eleicão indireta. Mas quando a opcão, não nossa, dos indiretos, é GM, 2 milhões a zero para NJ.

imagem de Rui Ribeiro

Rui Ribeiro

Os espaços sociais frequentados pelo Nelson Jobim

Em outras palavras, os espaços sociais frequentados pelo Nelson Jobim estão abarrotados de Coxinhas. Se ele frequentasse espaços sociais onde pobres trabalhadores frequentam, ele veria que as perguntas são outras: Quando o Lula vai lançar sua candidatura?

imagem de Mauro Silva 2

Mauro Silva 2

Prisão política

Essa questão vem incomodando diversos militantes do meio jurídico: a certeza de que lula será condenado pela parcialidade político-partidária de Sérgio moro e similares, ainda que desconheçam qualquer prova cabal, necessária para legitimar esta determinação.

Com isso, pelo q representa o presidente mais popular da história no ideário nacional, este ato arbitrário trará, certamente, consequências funestas ao judiciário, de certa forma necessárias para, finalmente, impor a esta casta de privilégios a República que desconhece.

Leave a Reply