Geral, Mídia, Notícias gerais, Política

Jornal Folha de São Paulo publica matérias com palavras "bolovo" e "bolso" e expõe os robôs de Bolsonaro; Eles foram atraídos pelas palavras em 2 reportagens sem qualquer conexão com as eleições ou com Bolsonaro e fizeram comentários contra as reportagens

Folha publica matérias com “bolovo” e “bolso” e expõe os robôs de Bolsonaro na internet

Folha-robo.jpg

Jornal GGN – A Folha de S. Paulo expôs em duas matérias a militância artificial na internet em favor de Jair Bolsonaro. O uso de robôs em plataformas de redes sociais ficou escancarado e foi percebido até por outros internautas, que ridicularizam a situação.

Os robôs foram atraídos pelas palavras “bolso” e “bolovo”, por conta de uma reportagem sobre joalheria, sem qualquer conexão com as eleições ou com Bolsonaro, e em outra matéria sobre gastronomia em São Paulo.

No texto sob título “Joalheria quer competir com a arte pelo bolso dos superricos”, um dos perfis falsos comentou: “Cadê as provas, Folha? Não tem, né? Porque não existem! Vocês estão com medo de perder os milhões que o governo PT banca para vocês, né?”

Outro bot respondeu: “Tá na hora desse jornaleco ser investigado.” As hashtags #FolhaFakeNews e #FolhaMarmitaDoPT foram utilizadas.

Na matéria do bolovo, também totalmente desconectada de Bolsonaro, bots escreveram o número do candidato na urna, em demonstração de apoio.

“Ei, você aí que não acredita em bots, em ataques orquestrados. A Folha faz uma matéria sobre joias caras e usa a palavra bolso, como é comum em matérias sobre dinheiro, economia. Os bots do candidato detectaram a palavra bolso e… bem, é SÓ LER OS COMENTÁRIOS”, observou uma internauta.