Notícias gerais, Política

Novas regras para aposentadoria proposta por Temer prejudica mais os professores e servidores públicos que outras categorias.

Nova aposentadoria: professores e servidores públicos serão os mais prejudicados

Foto: Agência Brasil
a
Jornal GGN – A Folha de S. Paulo desta segunda (3) traz uma matéria apontando, após fazer mais de 300 simulações com idades e tempo de contribuição diferente,  que os professores serão a categoria mais afetada pela reforma da Previdência que está no forno graças ao governo Michel Temer.
a
Isso porque os professores são hoje os que trabalhadores que têm condições mais favoráveis à aposentadoria, graças a atual legislação. Uma vez que ela mude, estabelecendo idade mínima de 65 anos e 25 de contribuição para todos, a categoria será a que mais sofrerá.
a
Não à toa, na última sexta (31), professores de São Paulo foram às ruas protestar contra a reforma, que vai valer para mulheres com mais de 45 e homens com mais de 50 anos. Quem tiver menos que isso, terá de pagar um pedágio.
a
A Folha citou um exemplo de duas professoras que têm o mesmo tempo de contribuição e nasceram no mesmo ano, mas, pelas regras elaboradas pelo governo Temer, vão se aposentar com um “abismo” de diferença de tempo entre elas.
a
Paula Cintra completou 45 em janeiro deste ano e tem 22 anos de trabalho em carteira. Com mais 3, poderia aposentaria com o benefício integral. Mas se a reforma for aprovada, ela terá de pagar um pedágio de 50% sobre o tempo que falta para se aposentar. Ou seja, ao invés de receber o benefício em três anos, terá de trabalhar por mais 4 anos e meio.
a
Rosana Pereira, que também tem 22 anos de contribuição, por sua vez, só vai fazer 45 anos em outubro. Se a reforma sair meses antes disso, ela terá de trabalhar mais 20 anos para atingir a idade mínima de 65.
a
Um exemplo de como a realidade também será duro para quem não for professor é o caso da copeira Elisangela Valucas. Com 31 anos, ela só tem 2 de registro em carteira. Sem a reforma, precisaria esperar mais 28 anos. Com a nova previdência de Temer, os 28 anos de espera vão virar 34.
a
Para servidores públicos, lembra o jornal, o prejuízo será no bolso. É o caso do auditor da Receita Weber Allak, 46 anos, que começou nas Forças Armadas e tem 32 anos de contribuição. Ele já passou por duas regras de transição. Pela atual, poderia se aposentar em 9 anos, com salário integral.
a
Porém, Temer que estabelecer um teto de R$ 5.531,00 para todos os aposentados. Isso significa que os profissionais como Allak que já têm 50 anos e não serão afetados pela reforma ganharão três vezes mais do que esse teto.
a
Esse pedágio, o teto e a idade estabelecida para quem vai passar pela transição viraram a forma do governo Temer de criar uma reforma que vá gerar muita economia, às custas do trabalhador.
a
O Congresso dá sinais de que deverá debater maneiras de afrouxar essas regras.

a

Comentários

a

imagem de Luiz Alberto Dirschnabel

Luiz Alberto Dirschnabel

Reforma da Previdencia

O governo quer apressar para poder dizer que fez alguma coisa, porem outra vez querem prejudicar as classes mais trabalhadoras.
Não tem como exigir a mesma idade para todos as classes. Ex. Agricultor comparar com auditor da Receita.
Primeiro precisa aprovar medidas contra corrupcao que venham enibir estes politicos desonestos ai sim teria apoio popular.

imagem de JoaoMineirim

JoaoMineirim

E os servidores públicos de

E os servidores públicos de Brasília, fervorosos paneleiros,  não dão um pio de indignação.

imagem de joel lima

joel lima

Os trabalhadores ligados ao

Os trabalhadores ligados ao funcionalismo público ainda têm algum poder pra pressionar e evitar essas regras draconianas. Quem realmente vai se lascar total é quem é CLT – logo logo os funcionários públicos federais vão conseguir sair da mira das reformas do governo federal. Graças ao poder de pressão, o funcionalismo estadual e municipal fez Temer jogar a bomba no colo de governadores e prefeitos.

Como o governo federal não impôs – até agora – pontos obrigatórias para a reforma dos estados – por exemplo, ter uma idade mínima x – o que vai acontecer é que cada município e estado terá uma regra de aposentadoria para o seu funcionalismo diferente. Ou seja, tem tudo pra criar distorções do tipo uma professora primária num estado se aposenta com 50 e no outro com 65. Imagine os casos de funcionários que trabalham x tempo num estado e o outro x em outro, e sendo esses estados com regras diferentes. Ou seja, vai criar uma confusão parecida com a cobrança de impostos entre estados.

E um assalto a luz do dia. E

E um assalto a luz do dia. E bom lembrar que para o funcionalismo Federal e alguns estaduais já vale o teto de aposentadoria do inss. Quem quiser aposentadoria integral deve participar de um fundo de pensao.

imagem de DOMINGAS MACEDO DOS SANTOS

DOMINGAS MACEDO DOS SANTOS

Aposentadoria

Eu já tenho 48 anos de idade e 25 de contribuição..vou me aposentar daki a 2 aanos e não abro mão disso… Sou Professora e não tenho mais pique.
Saúde…ja conto os os dias…

Reforma da Previdência

Penso que quem mais sofrerá será o trabalhador rural e os pensionistas

Esses já sofrem

Com a reforma os trabalhadores rurais serão extintos, pura e simplesmente. Trabalhei no INSS e afirmo categoricamente: não há chance de nenhum trabalhador rural no Brasil satisfazer as exigências que essa reforma pretende impor. Quanto aos pensionistas terão seu sofrimento duplicado.

imagem de joel lima

joel lima

O que mais revolta é ver que

O que mais revolta é ver que os que ganham benefícios de valor pornográficos não terão um centavo a menos ( Temer há 20 anos ganha aposentadoria de 30.000 reais) . E os que ganhariam o mínimo não terão nem o mínimo ou, no caso dos trabalhadores rurais, nada. Vi o drama de uma senhora que tentou se aposentar como trabalhadora rural e não conseguiu. Já é avô e praticamente cria duas netas como mãe.

E do outro lado, no início do ano vereadores de SP deram pra si mesmos 4.000 reais a mais no salário ( e aí teve voto do pt ao dem, acho que só o psol não votou isso), no muncípio mais devastado pelo desemprego e que uma porcentagem mínima de trabalhadores ganham 4.000 reais mensais. E nesse dia não houve um, eu disse um, manifestante gritando contra em alguma rua de Sampa. Se eu trabalhasse no INSS, acho que nao aguentaria um mês ao ver as injustiças que todo dia acontecem por lá.

Leave a Reply