Notícias gerais, Política

Marcos Valério confirmou à juiza da 9ª Vara Criminal de BH, que recursos foram desviados para a campanha de Eduardo Azeredo em 1998: 'Muita gente trabalhou para que eu não fizesse a delação', diz Valério.

Valério relata desvio do PSDB

Em interrogatório, réu do caso diz que dinheiro público fluiu para a campanha de Azeredo

Ele falou. Marcos Valério chega para depor à juiza Lucimeire Rocha, da 9ª Vara Criminal de Belo Horizonte, no caso em que é réu
a
PUBLICADO EM 07/04/17 – 15h59

Interrogado nesta sexta-feira (7) como réu em um processo do chamado mensalão mineiro, o empresário Marcos Valério confirmou à juiza Lucimeire Rocha, da 9ª Vara Criminal de Belo Horizonte, que recursos foram desviados dos cofres estaduais para a campanha à reeleição do então governador Eduardo Azeredo em 1998.
a
Em seu depoimento, o empresário – já condenado por participação no mensalão do PT – passou todo o tempo tentando convencer a Justiça a considerar informações de seu acordo de delação premiada que tentou primeiro com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e, agora, busca com a Polícia Federal.
a
Marcos Valério afirmou que foi usado para pagar chantagem a Cláudio Mourão (tesoureiro da campanha de Azeredo em 1998). “O que o Cláudio ia apresentar acabava com a história do PSDB em Minas. Por isso ele recebeu a grana (para ficar em silêncio)”, disse Valério durante a audiência.
a
“Cláudio Mourão não ia revelar o empréstimo para o Banco Rural ou os patrocínios (para eventos esportivos). O que ele ia revelar era muito pior. Eu? Medo? Nenhum. O medo era do PSDB, do Eduardo (Azeredo), do Aécio (Neves)”, disse Valério. “Só se salvaram porque pagamos R$ 700 mil e depois o PSDB pagou mais para calar a boca dele”.
a
Atualmente preso na Penitenciária Nelson Hungria, em Contagem, Valério afirmou que muitas pessoas não queriam que ele fizesse uma delação: “Muita gente trabalhou para que eu não fizesse. ‘N’ manobras foram feitas”.
a
Eventos. Mesmo sem dar detalhes sobre o caso, alegando que não pode apresentar fatos novos sem que a delação seja aceita, Valério fez referência às acusações de que estatais mineiras receberam pagamentos ilegais para patrocinar eventos esportivos que teriam sido usados para irrigar a campanha de Azeredo, já condenado a mais de 20 anos de prisão em primeira instância.
a
“Não vou ser bode expiatório de ninguém mais. Faltava o nexo causal, e isso eu dei para a PF. Vou ter que falar de quem foi a bênção e não foi do (ex-senador) Clésio Andrade. E tem história cabulosa do por que a Cemig resolveu patrocinar os eventos. A senhora juíza vai ficar escandalizada. Do outro lado (do PSDB), sabiam que o lucro era todo para eles”.
a
Por diversas vezes Valério reclamou que o MP não quis que ele apresentasse fatos novos no processo. “O lucro dos eventos, dinheiro vivo, foi tudo entregue pra campanha à reeleição do Azeredo”, falou. “Isso é para todo mundo do governo (da época) sair preso”, continuou, afirmando que não teve participação nos casos de peculato, ou seja, no desvio de dinheiro público.
a
“Uma coisa é o mensalão do PT, que eu já fui condenado, outra é eu não ter intimidade com ninguém do governo e colocarem tudo nas minhas costas”, reclamou, dizendo que figuras importantes não estão no processo.
a
Esforço. No início da audiência, a defesa de Marcos Valério tentou adiar o depoimento em função de delação em negociação com a PF. As defesas de Ramon Hollerbach e Cristiano Paz, outros dois ouvidos nesta sexta-feira (7), também pediram o adiamento, alegando que os acusados tinham direito de ter ciência do conteúdo do acordo de Valério antes de serem ouvidos.
a
A juíza Lucimeire Rocha, porém, deu prosseguimento à audiência. Segundo ela, o MP já demonstrou não ter interesse na colaboração, por acreditar que não há elementos probatórios suficientes.
a
Segundo o promotor Leonardo Barbabela, 80% a 90% dos fatos dos quais Valério teria conhecimento são de competência federal. “A PF não tem poder de negociar pena com Judiciário. Não se justifica prolongar mais esse processo sob argumento de que a PF tem interesse em delação. O MPMG, que é o titular dessa ação, não tem”, disse.
a
Em seus depoimentos, Valério e seus dois ex-sócios se contradisseram sobre as verbas dos eventos esportivos. Segundo Valério, houve mais de R$ 5 milhões de lucro nos eventos, que teriam sido repassados à campanha de Azeredo. Já Paz e Hollerbach disseram que o retorno ficou aquém das estimativas.
a
A juíza concedeu um prazo de 30 dias para cada uma das partes fazer suas alegações finais no processo.

Rejeição. O ministro Luís Roberto Barroso, negou um pedido de transferência de Marcos Valério para uma unidade prisional de Santa Luzia. Ele alegou falta de vagas no local.

Defesa diz que já há acordo prévio com a Polícia Federal

Segundo o advogado Jean Robert Kobayashi Júnior, que defende Marcos Valério, já há um pré-acordo para a delação com a Polícia Federal. Ele diz que 60 anexos foram entregues aos delegados e que aguarda que eles retornem de um treinamento, no fim do mês, para que o réu preste os depoimentos.
a
Kobayashi garantiu que seu cliente tem muito o que contar sobre políticos e empresários.
a
“Falta muita coisa nesse processo. Eles não têm 10% do que eles realmente necessitam para dar andamento ao processo. Faltam pessoas que não foram indiciadas”, disse o advogado, que afirmou que Valério busca a transferência para uma APAC e redução de pena em caso de condenação.

Legenda afirma que investigado mente

Em nota divulgada nesta sexta-feira (7) após as declarações do empresário Marcos Valério à Justiça estadual, o PSDB-MG rechaçou as acusações feitas em depoimento. O partido afirmou inicialmente que “o senador Aécio Neves (citado por Valério) não é parte e não é nem sequer citado no processo que ficou conhecido como ‘mensalão mineiro’”.
a
Segundo o PSDB, na audiência desta sexta-feira (7), “o Ministério Público, novamente desacreditando das palavras de Marcos Valério, pediu o prosseguimento da ação penal movida contra ele”.
a
“Lamentavelmente, o que se tem mais uma vez é a prática de acusações falsas, que certamente levarão Marcos Valério a responder a futuras ações penais por denunciação caluniosa. Espera-se que o Judiciário tome as devidas providências, pois recentemente ele juntou documentos falsos perante o juízo de Lagoa da Prata buscando induzir o Juízo a erro, em nítida obstrução da Justiça”, diz a nota do partido.
a
A legenda lembrou as condenações anteriores de Valério e afirmou que ele é conhecido pelas “inverdades que propala”. “Ao longo do tempo, ele muda versões, cai em contradições e vem mentindo de forma sistemática sem qualquer comprovação, para chamar atenção da imprensa e tentar obter benefícios pessoais.”

Atualizada às 22:35
a
==========================================

‘Muita gente trabalhou para que eu não fizesse a delação’, diz Valério

O empresário foi ouvido na Justiça mineira na tarde desta sexta-feira, mas respondeu somente algumas questões por negociar delação premiada

 DEN_MARCOS_VALERIO006.jpg
a

PUBLICADO EM 07/04/17 – 13h55

Apesar da defesa do empresário Marcos Valério ter afirmado que ele ficaria calado durante a audiência na Justiça mineira que trata sobre o esquema que ficou conhecido como “mensalão tucano”, o réu acabou fazendo algumas declarações à juíza, chegando a afirmar que “muita gente trabalhou” para que ele não fizesse a delação premiada.

“Minha delação, muita gente quis que eu não fizesse, muita gente trabalhou para que eu não fizesse. ‘N’ manobras foram feitas”, disse Marcos Valério à juíza. Antes disso, o advogado Jean Robert Kobayashi chegou a pedir a suspensão da audiência por conta da negociação com a Polícia Federal da delação.

Ele é réu no processo que apura o esquema abasteceu com recursos ilícitos a campanha de reeleição do governador Eduardo Azeredo (PSDB), em 1998. Valério chegou ao tribunal por volta das 14h. A audiência acontece na 9ª Vara Criminal no Fórum Lafayette. Assista ao vídeo do momento em que ele chegou ao tribunal com o uniforme do sistema prisional:

Antes da audiência o advogado dele afirmou que o empresário, que está preso há quatro anos e já é condenado a 37 anos de prisão pelo “mensalão petista”, ficaria em silêncio por conta da negociação com a PF. O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) não sinalizou ter aceitado a proposta da delação, em junho do ano passado.

O tucano já foi condenado em primeira instância em outro processo e recorre em liberdade. Na delação que negocia, Marcos Valério promete delatar políticos com e sem mandato que teriam participado do esquema de financiamento ilegal da campanha do PSDB.

Leave a Reply