The Economist: Portugal supera crise sem seguir fórmulas de austeridade
a
sex, 07/04/2017 – 11:10
Atualizado em 07/04/2017 – 11:16
a
Foto: Alexander De Leon Battista
a
Jornal GGN – Em reportagem publicada nesta semana, a revista britânica The Economist fala sobre os esforços realizados por Portugal para sair da crise econômica. Ao contrário da Grécia, que adotou o cartilha da austeridade determinado pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), os portugueses decidiram ir por outro caminho, e conseguindo reduzir o déficit fiscal enquanto aumentava aposentadorias e salários.
a
O governo do primeiro-ministro Antônio Costa, do Partido Socialista, diminuiu o déficit do orçamento pela metade do ano passado, ficando em 2,1% do Produto Interno Bruto (PIB), o melhor resultado registrado desde 1974, quando o país saiu de uma ditadura para a democracia.
a
A receita adotada pela administração de Costa corrobora com a tese defendida por economistas heterodoxos, de que os países precisam elevar o gasto público para aumentar a demanda interna, reativando a economia e aumentando as receitas.
a
Pela primeira vez, Portugal conseguiu atingir a meta estabelecida para os países da zona do euro, restabelecendo aposentadorias e salários aos níveis pré-crise de 2008.
a
Em 2014, o país tinha um crescimento negativo do PIB e a taxa de desemprego chegava a 15%. Hoje, o Banco Central português estima uma redução do desemprego para 7% em 2019, com crescimento de 6% na exportações.
a
Apesar da melhora, a Comissão Europeia alerta para a fragilidade dos bancos do país, e a revista britânica aponta para o aumento da dívida pública, que pode chegar a 131% do PIB.
a
Leia mais aqui.
Leave a Reply