Economia, Geral, Notícias gerais, Política

Economia e emprego: estimativas de criação de novas vagas de trabalho alcança apenas 20% do previsto para este ano até agora; O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) apresentou queda de 3,34% em maio

Economia brasileira encolhe 3,34% em maio, aponta Banco Central

Em maio, o país foi afetado pela crise de desabastecimento gerada pela greve dos caminhoneiros no final do mês

PUBLICADO EM 16/07/18 – 09h44

A atividade econômica recuou em maio. O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) apresentou queda de 3,34%, na comparação com abril, de acordo com dados divulgados nesta segunda-feira (16). O recuo veio após crescimento de 0,5%, em abril comparado a março. As informações são da Agência Brasil.

Em maio, o país foi afetado pela crise de desabastecimento gerada pela greve dos caminhoneiros no final do mês. Na comparação com o mesmo mês de 2017, houve queda de 2,90%. No ano, foi registrado crescimento de 0,73%. Em 12 meses, a expansão chegou a 1,13%.

O IBC-Br é uma forma de avaliar a evolução da atividade econômica brasileira e ajuda o Banco Central a tomar suas decisões sobre a taxa básica de juros, a Selic.

O índice incorpora informações sobre o nível de atividade dos três setores da economia: indústria, comércio e serviços e agropecuária, além do volume de impostos.

O indicador foi criado pelo BC para tentar antecipar, por aproximação, a evolução da atividade econômica. Mas o indicador oficial é o Produto Interno Bruto (PIB -soma de todas as riquezas produzidas no país), calculado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

===============================